Quem sou eu e o que este blog.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Filtro polarizador X Céu

Nestes últimos dias, com um céu azul convidativo, não resisti, e usei um filtro polarizador nele.

Para quem não sabe, existem umas componentes na dispersão atmosférica que podem ser bloqueadas com um filtro polarizador simples, daqueles que giram a frente, tal como usei no artigo sobre fotografia de monitores LCD. Ajustando o polarizador pode-se retirar uma boa parte da luz do céu, dando novas nuances, e até destacando detalhes em nuvens.

Esta foto é um baita clichê, que já vi em fotos, em pinturas, cartões postais, azulejos e até em um desenho (muito bem feito) no Paint do Windows. Mas este meu clichê não ficou bonitinho?

Como estava na Festa do Divino em Paraty, fotografei a decoração com o céu sendo parte do fundo.

Decoração da Festa do Divino.

Decoração da Festa do Divino.

Fiz uma foto de paisagem também.

A paisagem vista de perto da igreja da primeira foto. Pode-se ver que parte da paisagem está com sol e parte com sombra, e tem um pouco da Baia de Paraty e os mastros dos barcos.

Tem tantos detalhes visíveis nas nuvens que elas parecem um pouco irreais.

Mas o resultado depende de muitos fatores, como ângulo em relação ao sol. Aparentemente, quanto mais perpendicular aos raios de sol, melhor, o que implica que os resultados podem ser bem diferentes segundo a hora do dia, latitude, para onde se aponta a câmera. Ainda, o filtro tem que ser reajustado a cada vez que muda de posição, que muda de enquadramento etc.

Dicas: O ajuste do filtro pode ser no olho, quando perceber que o céu escureceu, quando percebeu detalhes nas nuvens que não via antes (ou até mesmo nuvens que não via antes), quando a cena no chão (não o céu) pareceu mais clara etc. Pode usar o fotômetro para ajudar, procurando o ponto que ele pede a maior exposição, mas este ajuste é muito impreciso, podendo ser usado como confirmação ou aproximação inicial.

Todas as fotos aqui foram feitas com a 50mm usada no artigo 50mm - O vício....

Mais uma nota, o arco-íris é de luz polarizada também, portanto você pode ressaltá-lo, ou fazê-lo desaparecer, usando um filtro polarizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário