Para quem não sabe, existem umas componentes na dispersão atmosférica que podem ser bloqueadas com um filtro polarizador simples, daqueles que giram a frente, tal como usei no artigo sobre fotografia de monitores LCD. Ajustando o polarizador pode-se retirar uma boa parte da luz do céu, dando novas nuances, e até destacando detalhes em nuvens.
Esta foto é um baita clichê, que já vi em fotos, em pinturas, cartões postais, azulejos e até em um desenho (muito bem feito) no Paint do Windows. Mas este meu clichê não ficou bonitinho? |
Como estava na Festa do Divino em Paraty, fotografei a decoração com o céu sendo parte do fundo.
Decoração da Festa do Divino. |
Decoração da Festa do Divino. |
Fiz uma foto de paisagem também.
A paisagem vista de perto da igreja da primeira foto. Pode-se ver que parte da paisagem está com sol e parte com sombra, e tem um pouco da Baia de Paraty e os mastros dos barcos. |
Tem tantos detalhes visíveis nas nuvens que elas parecem um pouco irreais.
Mas o resultado depende de muitos fatores, como ângulo em relação ao sol. Aparentemente, quanto mais perpendicular aos raios de sol, melhor, o que implica que os resultados podem ser bem diferentes segundo a hora do dia, latitude, para onde se aponta a câmera. Ainda, o filtro tem que ser reajustado a cada vez que muda de posição, que muda de enquadramento etc.
Dicas: O ajuste do filtro pode ser no olho, quando perceber que o céu escureceu, quando percebeu detalhes nas nuvens que não via antes (ou até mesmo nuvens que não via antes), quando a cena no chão (não o céu) pareceu mais clara etc. Pode usar o fotômetro para ajudar, procurando o ponto que ele pede a maior exposição, mas este ajuste é muito impreciso, podendo ser usado como confirmação ou aproximação inicial.
Todas as fotos aqui foram feitas com a 50mm usada no artigo 50mm - O vício....
Mais uma nota, o arco-íris é de luz polarizada também, portanto você pode ressaltá-lo, ou fazê-lo desaparecer, usando um filtro polarizador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário