Quem sou eu e o que este blog.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia do Orgulho Nerd

Hoje é o Dia do Orgulho Nerd, e em homenagem estou publicando uma lista dos artigos do meu blog que tem um certo nível de nerdice, e alguns são muito importantes.

Se você não é nerd, continue lendo por sua conta e risco, mas se não ler pode vir a não aprender coisas importantes.

Abaixo está a lista que escolhi:

Método caseiro de medição de ruído de sensor.

Este é um método "simples", só com um pouco de complicação de software, para medição de ruído de sensores de câmeras digitais que gravem RAW. Se ela só grava JPEG, este método não se aplica.

Sei que ele é limitado, e só mede o ruído no escuro, mas a vantagem dele é que dá para fazer em casa.

Qual é a região mais ruidosa do sensor?

No meio das minhas brincadeiras de observar o ruído da câmera vi uma coisa que me chamou a atenção. Quando ampliei ao máximo a imagem na própria câmera notei que as bordas pareciam mais ruidosas que o centro. Não sei se isto é uma característica da Nikon D90, ou da minha D90, ou de todas as câmeras com sensor CMOS, ou todas elas independentemente do tipo de sensor. Mas resolvi verificar isto melhor.

Bug de bracketing da Nikon D90

Eu notei a um ano atrás um defeito no firmware na minha D90. Ele afeta basicamente os fotógrafos de HDR, e já li relatos de bugs similares em outras câmeras.

Equilíbrio de Branco e espectroscopia

O que é Equilíbrio de Branco (erroneamente chamado de "Balanço de Branco" por causa de um erro de tradução)? Por que isto é tão importante? Por que afeta tanto o resultado de uma foto?

Um objeto pode parecer preto sem ser preto?

O que é luz branca? Existe luz branca, ou é uma mera abstração?

Gerando amostras de imagem em massa

Uma coisa chata é gerar amostra de fotos, às centenas, para colocar em um site como o Picasa. Imagine que fez centenas de fotos em uma apresentação de dança com 20 turmas, e tem que colocar todas elas em um site para as pessoas escolherem, todas com identificação e logotipo. E se ainda tiver que resolver a rotação, mais trabalho ainda. Se fizer à mão, uma por uma, vai ter uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo) no meio do caminho.

Com uma boa dose de "nerdice", e usando um ambiente Unix eu resolvi o problema. Mas para usarem precisa menos "nerdice", mas precisa de um bando de ferramentas comuns ao Unix, portanto, usuários de Mac OS X estão na vantagem.

Recuperando fotografias deletadas

Uma colega de trabalho me mandou uma mensagem por SMS me perguntando como se recuperava fotos apagadas em um cartão. Eu disse que existiam vários programas para isto, mas como não uso windows, eu não conhecia.

Virada Digital Paraty 2012 - Dia 1

Acordei às 10:00, arrumei as últimas coisas e fui para o evento. Passei na Praça do Chafariz, onde tem uma tenda montada, envolvendo o Chafariz.

Virada Digital Paraty 2012 - Dia 2

Acordei tarde, pois fiquei catalogando e escrevendo o artigo até tarde. Então hoje resolvi usar outra estratégia. Levar o Notebook e não o Tablet.

Almocei e fui para o areal do Pontal, o epicentro do evento. No caminho tirei a foto da ponte, tal como ontem.

Virada Digital Paraty 2012 - Dia 3

De novo, acordei tarde, mas desta vez mais cansado ainda. É complicado acompanhar o evento com muita coisa acontecendo, e carregando um bando de equipamento.

Almocei e fui para o evento. Estava chuvoso.

Virada Digital Paraty 2012 - Final

Eu adorei o evento. Muito bom. Claro que pode melhorar. Assisti algumas palestras, e sempre foram legais.

Sobre iluminação à LED

O LED (Light Emitting Diode, Diodo Emissor de Luz) (Wikipédia: em Português tem o básico, em Inglês é bem mais completo) é um componente eletrônico, um tipo de diodo, que emite luz quando submetido a uma corrente de uma certa forma.

2 comentários: