Quem sou eu e o que este blog.

Minha foto

Sou viciado em computação, Internet e Fotografia. Morei por quase 6 anos, e ainda frequento, Paraty. Sou usuário de softwares Open Source, tendo dado algumas contribuições em diversas ocasiões.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como tirar fotos de LCD sem estourar

Displays de LCD são muito comuns atualmente, e fotografar cenas com eles pode ser complicado. Eles costumam ser muito brilhantes. Um truque é regular o monitor para diminuir o brilho, o outro é aumentar a iluminação da cena para se igualar ao LCD.  Mas se não for possível fazer nenhuma das duas coisas?

Foto tirada durante o Parary em Foco de 2009 dentro do Cinema de Paraty.

A luz do LCD é polarizada, então podemos usar um filtro polarizador linear (PL e não CPL) para retirar parte luz do LCD. Isto dá menos trabalho do que reajustar o monitor, e depois reajustar para como ele estava antes.

Em teoria, se o filtro estiver alinhado com a polarização do LCD, ele tirará metade da luz do ambiente, e deixará toda luz do LCD passar, mas se estiver alinhado em 90 graus em relação à polarização do LCD, tirará metade da luz ambiente e toda a luz do LCD, fazendo ficar preto. E se colocar o filtro em qualquer ângulo entre o alinhamento e o 90 graus do alinhamento da polarização do LCD, você tirará metade da luz ambiente e uma parte da luz do LCD, que varia segundo o ângulo, podendo equilibrá-lo com o resto do ambiente. Assim um LCD não ficará estourado, ou não fará o resto da cena ficar escura para ele aparecer bem.

Mas nem sempre a teoria se mostra exata com a prática, existindo várias outras variáveis no meio para atrapalhar. Os monitores de vídeo e TV funcionam bem, porém não chegam a "zerar" a luz (O filtro não é perfeito, e o alinhamento da luz do LCD também não deve ser.). Nos celulares e no meu Palm várias esquisitices diferentes aconteceram. A polarização pode não ser perfeita, uniforme ou até mesmo uniforme conforme a cor. Conforme eu rodava o filtro, alguns celulares variaram a cor depois de um ângulo, outros foram apagando e escurecendo regiões na LCD, e o Palm mostrou degrades de cores começando pelos lados.

Este é um truque simples e barato, mas bem eficiente em muitos casos difíceis de controlar. Ele é mais simples do que regular o LCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário