Quem sou eu e o que este blog.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Posição do flash e difusor - Resposta

Eu lancei um desafio para ver quem descobre as diferenças em 3 fotos feitas apontando o flash diretamente e usando o difusor omnibounce apontado para o céu em lugar aberto. Quem descobre qual é qual.

Abaixo as respostas:

Foto 1

Foto 1

Esta foto foi feita com o flash em um ângulo de -7 graus, e apontado diretamente para a cena, com o difusor que tem no flash, daquele que puxa, e ele se vira por uma mola se colocando na frente da lâmpada.

A luz está bem dura, como se pode ver na sombra no meio da flor, da extensão de onde tem o polem.

Foto 2

Foto 2

Flash em 90 graus, apontado para o céu, com o omnibounce.

Para um leigo, pode parecer mais suave, mas é um engano. Ela está é mais fraca. Enquanto na primeira foto a flor e as folhas estavam muito brilhantes, aqui estão menos, pois chegou menos potência de luz. A luz foi espalhada para todos os lados pelo difusor, e uma parte chegou aqui. Ou seja, houve um desperdício de potência do flash. Talvez reduzir a potência do flash teria dado o mesma resultado.

A luz continuou bem dura, como dá para notar nas sombras bem marcadas.  Pode ver a sombra dentro da flor, da extensão onde tem o polem. A diferença foi o ângulo, pois a luz veio um pouco mais de cima.

Foto 3

Foto 3

Esta foto foi feita com o flash em um ângulo de -7 graus, e apontado diretamente para a cena, sem nenhum difusor.

Note que está muito parecido com a foto 1, com uma luz muito dura, mas me deu a impressão de estar só um pouquinho mais dura.

Conclusões

Apontar o flash para cima e colocar o difusor não faz com que a luz melhore, que se torne menos dura. Só desperdiça potência, e no máximo muda um pouco o ângulo das sombras.

Duvida dos resultados? Perfeito, então teste você mesmo, e publique os resultados.

Bibliografia

Existe este artigo fenomenal do Geraldo Garcia no Orkut. Vale a pena reativar o seu Orkut só para lê-lo. Pela que ele não copiou para o blog dele, mas mandei-o um e-mail pedindo que faça isto.

Sobre as respostas

Só três pessoas respondera, e acertaram, Dos muitos que leram o artigo, só estes 3 responderam. Estão de parabéns.

2 comentários:

  1. pode crer, prefiro usar o bom senso, pois em algumas situações, assim como nas fotos acima o fotômetro não nos dá o resultado que queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por isto que escrevi o texto seguinte:

      http://jgoffredo.blogspot.com.br/2013/04/fotometro-e-so-referencia.html

      Excluir