Depois de quase dois anos de parado, retomei o projeto 4 Minutos ao Luar, mas ainda de forma um pouco tímida. Foram algumas fotos sem andar muito, mas já foi um reinício.
Aproveitei a cidade de Paraty vazia (meio de semana), a lua cheia com um céu parcialmente limpo, e a incompetência da Claro - que me deixou sem 3G e assim me impedindo de vender Fotografias Instantâneas 2.0 de noite - para retomar o projeto. Ou seja, aliei as condições astronômicas e climatológicas em um dia sem Internet.
Quem acompanhou as fotos que publiquei da FLIP 2012 viu a foto de paisagem feita de noite, mostrada abaixo. Neste caso, mesmo parecida em alguns aspectos com as fotos do projeto 4 Minutos ao Luar, ela não se enquadra, pois não seguiu os mesmos critérios na sua realização. Eu a fiz para aproveitar a lua, pois estava quase abandonando a ideia de fotografar a abertura de FLIP, voltando em casa para pegar o tripé, e indo fazer fotos de longa exposição.
Mas estas são para valer, obedecendo
os critérios do projeto, isto é, feitas com 4 minutos de exposição
e ISO 200. Todas desta noite (a primeira do artigo e as mostradas abaixo) foram feitas com a abertura F16. Elas
estão abaixo.
Estas fotos tiveram várias fontes de luz, mas a predominante foi a da lua, como se pode atestar nas sombras, especialmente dos arbustos.
Alguns devem ter reparado uma pequena
mancha em algumas das fotos. Sim, a minha lente está suja, mas é
por dentro. Acho que deu mofo. Esta mancha só aparece em pequenas
aberturas. Infelizmente tenho que mandar a minha 18-105mm para
limpeza.
Para mais informações sobre técnicas de longa exposição, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário