Abaixo as respostas:
Foto 1
Foto 1 |
Esta foto foi feita com o flash em um ângulo de -7 graus, e apontado diretamente para a cena, com o difusor que tem no flash, daquele que puxa, e ele se vira por uma mola se colocando na frente da lâmpada.
A luz está bem dura, como se pode ver na sombra no meio da flor, da extensão de onde tem o polem.
Foto 2
Foto 2 |
Flash em 90 graus, apontado para o céu, com o omnibounce.
Para um leigo, pode parecer mais suave, mas é um engano. Ela está é mais fraca. Enquanto na primeira foto a flor e as folhas estavam muito brilhantes, aqui estão menos, pois chegou menos potência de luz. A luz foi espalhada para todos os lados pelo difusor, e uma parte chegou aqui. Ou seja, houve um desperdício de potência do flash. Talvez reduzir a potência do flash teria dado o mesma resultado.
A luz continuou bem dura, como dá para notar nas sombras bem marcadas. Pode ver a sombra dentro da flor, da extensão onde tem o polem. A diferença foi o ângulo, pois a luz veio um pouco mais de cima.
Foto 3
Foto 3 |
Esta foto foi feita com o flash em um ângulo de -7 graus, e apontado diretamente para a cena, sem nenhum difusor.
Note que está muito parecido com a foto 1, com uma luz muito dura, mas me deu a impressão de estar só um pouquinho mais dura.
Conclusões
Apontar o flash para cima e colocar o difusor não faz com que a luz melhore, que se torne menos dura. Só desperdiça potência, e no máximo muda um pouco o ângulo das sombras.
Duvida dos resultados? Perfeito, então teste você mesmo, e publique os resultados.
Bibliografia
Existe este artigo fenomenal do Geraldo Garcia no Orkut. Vale a pena reativar o seu Orkut só para lê-lo. Pela que ele não copiou para o blog dele, mas mandei-o um e-mail pedindo que faça isto.
Sobre as respostas
Só três pessoas respondera, e acertaram, Dos muitos que leram o artigo, só estes 3 responderam. Estão de parabéns.
pode crer, prefiro usar o bom senso, pois em algumas situações, assim como nas fotos acima o fotômetro não nos dá o resultado que queremos.
ResponderExcluirE por isto que escrevi o texto seguinte:
Excluirhttp://jgoffredo.blogspot.com.br/2013/04/fotometro-e-so-referencia.html