Quem sou eu e o que este blog.

domingo, 11 de setembro de 2011

Gnugraf IV. Dia 1.

Gnugraf é um evento anual de Open Source, mais exatamente Software Livre de licença GNU (Mais detalhes ver  Licenças de software, introdução.), de computação gráfica. Estou a anos querendo participar deste evento, mas só este ano consegui ir.

Cheguei um pouco atrasado no primeiro dia, portanto perdi a abertura, mas peguei a oficina Programação em Python para Blender Game Engine 2.5x. Blender é um software de modelagem e animação 3D e Python é uma linguagem de programação. Foi interessante ver o Blender pela primeira vez, e agradeço a ajuda do colega do lado nas horas em que eu me perdi. A uns 8 anos atrás vi algo sobre Python, mas foi muito rapidamente, e mencionava as facilidades de lidar com matrizes.

Oficina de Blender e Python
A oficina foi sobre a integração do Blender com o Python para gerar animações e jogos, com uma noção de como se faz animações nele sem o Python. O Python facilita muita coisa. A forma de depuração parece bastante simples e prática. A introdução foi legal, mas mostrou que o assunto é muito vasto, e daria um curso.

A oficina de Blender e Python terminou com uma demonstração da física embutida no Blender, com quedas, colisões etc. Foi divertido.

Almocei junto com alguns dos organizadores do evento, em um restaurante perto da UniRio.

Hora do almoço.
Fiz a oficina do GIMP no dia a dia com o Alexandre Cantinni. Rolou muito assunto sobre tratamento de imagem etc. Aprendi muita coisa sobre o uso do GIMP. Eu realmente estava precisando fazer esta oficina. Me deu um bando de ideias de como tratar as imagens e uma boa noção de uso do GIMP.

Alexandre Cantinni na oficina GIMP no dia a dia.
Terminou o dia com uma reunião para distribuição de brindes. Ganhei uma camisa de HTML5 respondendo uma pergunta de HDR de uma palestra que não assisti. Depois de um ponto, quem errasse a pergunta tirava uma foto com o livro
"The Complete Idiot's Guide to Windows 98".

As pessoas no auditório para disputa de brindes em um jogo de perguntas e repostas do final do dia de evento.
Um que errou uma pergunta.

Um comentário:

  1. Mestre poderia por gentileza mandar todas as fotos tiradas por vc paa o contato@gnugraf.org ? Eu agradeceria muito.

    Fico muito feliz por vc ter gostado, são vcs que fazem todo o nosso esforço valer a pena. Quem sabe o ano que vem tu faz uma palestra ou um oficina de fotografia livre?

    Considere-se convidado.

    Um forte abraço

    Carlos Eduardo (cadunico)
    Coordenador do GNUGRAF

    ResponderExcluir