Quem sou eu e o que este blog.

sábado, 27 de agosto de 2011

A confusão dos DPIs

A resolução em DPI (Dots Per Inch - Pontos Por Polegada) é algo que pode fazer muito sentido, ou ser totalmente sem sentido, gerando mais confusões do que ajudando. Mas quando resolução em DPI realmente é verdade, ou quando ela não passa de uma abstração, de um lixo?

Resolução em DPI só faz sentido em alguma superfície de duas dimensões, como uma folha de papel.

A resolução em DPI que a câmera diz é uma mentira, é só para constar, para não dizer que não fala nada. Acho até irresponsabilidade dos fabricantes de câmeras digitais colocarem isto nos arquivos de fotos. A resolução espacial vai depender da distância da câmera, do ângulo de visão da lente etc. Mas em um scanner de mesa faz todo sentido, pois ele digitaliza superfícies planas encostadas no vidro dele.

A resolução do sensor da câmera Nikon D90 é de 4538 DPI. Sim, este é o DPI do sensor da D90. Mas esta informação é útil? Não. Mas a foto, quantos DPI tem ela? Para te responder, eu pergunto: Fotografou algo plano? Qual era a distância para o objeto fotografado? Qual era o ângulo de visão da lente? Ou, ela será impressa em qual tamanho?

Num retrato de frente a resolução do nariz é maior que a das orelhas. Se um objeto está a 1 metro, e um outro a 2 metros, a resolução do objeto a 2 metros é a metade do que está a um metro. Por isto a resolução de uma foto é dada em resolução de imagem, quantos pixels por quantos pixels, e DPI não faz sentido.

Por que existe a norma de 300 DPI na impressão. É que nesta resolução o pixel fica com 0.084666... mm, isto é, 84.666... micrômetros, o que esconde os pixels e pequenos defeitos, pois é necessária uma baita lupa para começar a vê-los.

Falam que a resolução de um monitor de vídeo é de 72 DPI, mas isto também é uma mentira. Uma das medidas de resolução de um monitor é o dot pitch. Mas dependendo do tamanho do monitor e do tamanho pedido para a imagem em tela, a resolução em DPI muda. O dot pitch dita, de certa forma o tamanho mínimo que um pixel de imagem pode ser exibido naquele monitor. Ele dita a qualidade da tela.

Monitores LCD e CRT (tubo de raios catódicos) se comportam de forma muito distintas à mudança de resolução das imagens. Monitores LCD tem que ser usados na sua resolução natural, ou em resoluções divididas por números inteiros. O CRT tem muito mais flexibilidade de mudança de resolução devido às altas densidade de fósforo, e o arranjo entre eles.

Levando em conta a resolução da visão humana

Já viu a imagem de TV de tubo de raios catódicos (CRT) bem de perto? Chegou a notar as tríades de fósforo? Mas imagens de TV são feitas para serem vistas de longe. Agora surge o conceito de resolução do olho humano. No ângulo de visão do ser humano, quando vê a tela toda, não tem resolução para notar as tríades de fósforo. Um outdoor visto a 10 metros pode ter a mesma resolução para um olho humano que a foto 10x15 cm vista de perto. Se você se aproximar do outdoor, da tela da TV, ou usar uma lupa de grande ampliação para ver a foto impressa a 300 DPI, começará a notar os defeitos, começará a faltar resolução.

É tudo uma questão de percepção. Existe uma espécie de resolução máxima do olho humano, tal como a resolução de uma câmera. Então quando nos afastamos percebemos menos detalhes. Quando nos aproximamos, vemos mais detalhes.

Espero ter esclarecido um pouco esta confusão, feito entender que DPI que aparece no arquivo de imagem vindo de uma uma câmera fotográfica não tem muito sentido.

4 comentários:

  1. Olá! Achei confuso esse negócio de dpi. Possuo uma d90 e não consigo achar essas determinações na câmera. O que seria exatamente e como identificar? Na d90, eu posso facilmente determinar o tamanho da imagem, mas este recurso não fala em dpi, mas sim em por ex: médio; 3216x2135; 6,9 M
    Portanto, por que complicam tanto? Se puder me responder, envie um e mail:
    tomdoehler@rocketmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Tom, esquece DPI na câmera, pois isto só faz sentido em uma superfície plana.

    Na câmera DPI não faz o menor sentido, e a câmera não informará isto diretamente, muito menos terá como alterar isto.

    Muitos leigos pedem fotografia em DPI, sem dizer a dimensão física para qual este DPI seria aplicado, que, mesmo dizendo, é pura perda de tempo. POr que não dizem logo a resolução final?

    ResponderExcluir
  3. ta tudo errado o que escreveu...rs
    dpi - pixel por inch
    ppi - pontos per inch - valido para impressão - os pontos irão compor os pixels impressos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DPI é Dots Per Inch, o que se traduz por Pontos Por Polegada.

      Excluir