Quem sou eu e o que este blog.

domingo, 10 de novembro de 2019

Nomenclatura de DSLRs da Nikon - Versão 2.0 (E mais linha Z.)

Esta é a versão 2.0 do texto de nomenclaturas de câmeras Nikon, que originalmente foi escrito a quase 8 anos e meio trás.

Muita gente não sabe o sistema de nomenclatura, e as linhas de câmera Nikon, então este texto é para esclarecer as dúvidas.

Tamanhos de sensor

A Nikon usa dois tamanhos de sensor nas DSLRs, o Full Frame (também denominadas pela Nikon como FX) e os DX. Os Full Frame são no tamanho do filme de 35 mm, 24x36 mm, e os DX são menores, com um fator de corte da 1.5, com 16x24 mm de tamanho. Eu publiquei dois textos explicando isto, "Lente da D90 serve na D600? - Lente DX em câmera FX" e "Lente DX e FX em uma câmera FX".

Lentes DX são para as câmeras com sensor DX, mas funcionam dentro de certos limites nas Full Frame (vinhetas ou diminuição de resolução para simular DX), e também nas de filme (com vinheta). As lentes FX projetam uma imagem no tamanho do filme de 35 mm, então funcionam bem no filme, no sensor Full Frame e no DX.

Desde a primeira versão do texto, a Nikon lançou muitos modelos de câmeras com sensor Full Frame, aumentando em muito a linhas, e criando novas, com este tamanho de sensor. E também lançou as suas mirror less com um novo engate, o Z.

Agora a nomenclatura

D?

D com um dígito. São as tops. As melhores, mais caras, mais resistentes, feitas pensando nas necessidades dos profissionais mais exigentes. As últimas 3 gerações são de sensores Full Frame.

D??

D com dois dígitos normalmente são câmeras básicas e intermediárias. Esta nomenclatura não é mais usada, mas precisa ser entendia.

A D40 era a mais básica, para amadores leigos, lugar ocupado agora pela linha D3x00 (Tiveram as D3000, D3100, D3200 etc, pelo caminho).

A D50 foi sucedida pela D60, que foi sucedida pela linha D5x00 (D5000, D5100, D5200, D5300 etc), e são as básicas melhores, pensando em amadores.

As D70, D80 e D90 são as intermediárias, com recursos para amadores exigentes, mas que fotógrafos profissionais usaram muito para trabalhar (e alguns parecem ainda usar a D90), se o trabalho não for muito exigente. A D90 se tornou uma câmera muito popular em sua época, e foi vendida por muitos anos. Ainda é um sucesso entre câmeras de segunda mão.

A linha D?? foi descontinuada. Elas tiveram "sucessoras diretas", exceto a D70, D80 e D90, mas seus usuários não foram abandonados (isto será explicado adiante).

D???

Com 3 dígitos seriam as "semi-top" e as top DX, como a D500 que tem mais recursos e é mais resistente, mas com sensor do tamanho DX. Mas nesta linha também tínhamos a D700, que tem o sensor Full Frame que foi usado na D3. A brincadeira é que a D700 é uma D3 light, mais leve, com menos recursos, mas muito boa.

Atualmente as D??? são claramente divididas em duas partes, as DX e as Full Frame, com várias sub-linhas. Os números até D500 são DX feitas para fotografia pesada, para profissionais etc. As D600 e números superiores são Full Frame, e divididos em várias sub-linhas.

A D500 faz parte da quinta geração de câmeras digitais da Nikon, e faz parte da mesma linha da D100, D200, D300 e D300s. Nunca foi lançada uma D400, e assim a quarta geração de câmeras digitais Nikon não teve uma top DX.

A D6X0 é uma sub-linha de câmera intermediária, tal como as D7x00 (até a D7200, e não a D7500), e muito parecida com esta linha em vários aspectos, mas com sensores Full Frame.

A D700 como falado antes, era uma versão light da D3, mas tem uma outra câmera com esta ideia, a D750. Ela é uma câmera profissional mais leve, sem toda a agilidade e recursos das top, mas muito boa para uso profissional.

A D8x0 seria a sucessora da D3x, de uma certa forma. Esta sub-linha é de câmeras de alta resolução, mas com o corpo de uma intermediária, e com muitos recursos. O lançamento da primeira delas, a D800, chegou a abalar o mercado das médio formato digitais, por ser MUITO mais barata, tinha resolução quase igual as médio formato de menor resolução e qualidade de imagem superior.

A D8x0 tem algumas variações. A D800 e a D800E, que a primeira tem o filtro contra o Efeito Moiré, e a D800E tem um cancelamento deste filtro. Depois destas câmeras, todas, ou quase todas, as câmeras Nikon não tem mais este filtro.

A D810, sucessora das D800, já não tem mais o filtro mencionado acima, tem a mesma resolução, e representa melhoras sobre a anterior. Ela tem uma variação, a D810A, para uso em astrofotografia. A captura do vermelho foi modificado para captar melhor as estrelas, mas isto implica em problemas de reprodução de cores em uso normal. Ela também aceita tempos de exposição de 15 minutos, ao contrário de todas as outras câmeras DSLRs Nikon, que o limite é de 30 segundos.

A D850 faz parte da quinta geração, com um sensor que parece ser da sexta geração, ou no meio do caminho, e de resolução mais alta ainda. Alguns números foram pulados para indicar bem que ela é de quinta geração de câmeras digitais.

D????

Esta linha se expandiu muito em quantidade de câmeras nos últimos anos, dividida em 3 linhas, D3x00, D5x00 e D7x00. Parte dela foi explicado quando falei das D??.

As D3x00 são feitas pensando nos leigos. Simples, leve, barata e com poucos recursos.

As D5x00 são melhores do que as D3x00, e usam os mesmos sensores de algumas das superiores (D90, D7000, D7100 e D7200). A D5000 usava o mesmo sensor da D90, a D5100 usava o mesmo sensor da D7000 etc. Mas D5x00 são mais simples, baratas e com menos recursos, do que as outras linhas de câmeras com quem elas compartilham sensor.

A linha D7x00 pode ser dividida em duas partes. A D7000, D7100 e a D7200 cobriram o espaço deixado com o não lançamento da D400, tendo quase os mesmos recursos que esta teria, e mais o modo automático para atender aos leigos, coisa que a D400 não teria.

A D7500 é uma ruptura na linha. Ela usa o mesmo sensor da D500, mas foram tirados alguns recursos, como leitura de abertura de lentes mecânicas lançadas após 1977, as Ai e Ai-S (Isto é algo longo para explicar aqui.), coisa que as outras D7x00 eram capazes de fazer.

Df

A Nikon Df é uma câmera à parte. Existem boatos de uma sucessora, uma Df2, o que criaria oficialmente uma linha, mas nunca foram confirmados.

Ela é uma câmera voltada para amadores de nível técnico MUITO alto, com grande conhecimento de fotografia, fotometria etc. Ela aceita todas as lentes da baioneta F já fabricadas pela Nikon desde 1959 (Testei com uma 50mm F2 de 1967.), ou quase todas. Ela lê a abertura das lentes Ai e Ai-S, e as lançadas antes de 1977 informando qual é a abertura na qual a lente está, isto se a lente não foi modificada para Ai. Isto fazendo fotometria corretamente.

Ela atualmente é a única DSLR da Nikon que não filma, e uma das poucas do mercado que não filma. Ela foi feita só para fotografia, mesmo usando um sensor capaz de filmar.

Ela usa o mesmo Sensor da Nikon D4, uma das tops, e por isto que alguns fotógrafos profissionais a usam.

Ela tem a aparência de uma câmera mecânica, tal como uma Nikon FM, e pode ser usada tal como uma, com a grande vantagem poder rever a foto logo depois. Já fiz isto algumas vezes.

Z?

Esta foi a entrada da Nikon no mercado das mirror less com sensores Full Frame.

Mirror less é bem diferente das SLR. As SLRs, inclusive as DSLRs, tem um espelho que refrete a luz para um pentaprisma, que reflete para o visor. O nome mirror less é menção direta à inexistência deste espelho, e de todo o seu mecanismo associado (caixa de espelho, pentaprisma etc).

Até o momento só foram lançados dois modelos Full Frame, a Z6 que seria comparável com a linha D?, e a Z7, comparável à D850, e até usando o mesmo sensor.

Parecem já serem câmeras de sexta geração, ou quase.

Como o engate é bem maior, e bem mais recuado, é possível usar muitas lentes, de muitos fabricantes, com o devido adaptador. A Nikon lançou as câmeras com o seu próprio adaptador, o FTZ, que permite usar as lentes das DSLRs na linha Z, mas não são todas as lentes que são completamente suportadas (Bem menos do que a Nikon Df, certamente.).

Ainda é cedo para entender como será a nomenclatura destas câmeras. Ainda não vi nada explicando isto.

Z??

Até agora só foi lancada uma câmera desta linha, a Z50. Então é cedo para entender como será a nomenclatura.

A Z50 usa o mesmo sensor, ou um bem parecido, com o usado nas D500 e D7500, portanto é a primeira mirror less da Nikon com um sensor DX. A dúvida é se ela se encaixa no nível da D500 ou no da D7500.

Só será possível entender como serão as linhas e nomenclaturas daqui a algum tempo, quando ela estiver bem preenchida de produtos.

Letras "s" e "x"

As letras são variações. A letra "s" é uma revisão, que no caso da D3 significou uma melhoria de sensor, acréscimo de filmagem, e mais algumas coisas. Na D300 foi uma revisão também, mas não houve melhoria significativa de sensor, mas o recurso de filmagem foi acrescentado. Na D4 foram algumas melhorias.

A letra "x" é melhoria de resolução no caso da D3x.

As duas tops atualmente são a D5 e a D850 como Full Frame, e D500 nas DX.

Tem mais detalhes, mas é basicamente isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário