Quem sou eu e o que este blog.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Como seria o notebook ideal para um fotógrafo? - Versão 2.0

Faz mais de 7 anos (em 01/05/2012) que publiquei um texto sobre notebook ideal para um fotógrafo, e até hoje não vi um. Existem bons, próximos à necessidade, mas feito com fotógrafos em mente ainda não vi (Exceto alguns Apple Mac que são quase assim, e alguns que o são por acaso.).

E o que seria um notebook para um fotógrafo. O que ele deveria ter?

Itens comuns

Os itens comuns continuam os mesmos, mas agora é obrigatório a USB 3.0. Todas as portas podem ser USB 3.0 ou 3.1, já que são compatíveis com a USB 2.0 e mais antigas.

A Wireless 2.4 GHz bgn é fundamental, e opcionalmente pode ter a 5.8 GHz já que tem muitos roteadores com esta faixa de frequência no mercado.

Os comuns Ethernet Gigabit, web cam, microfone embutido, auto falantes embutidos etc, que tem na maioria dos notebooks  são fundamentais.

BlueTooth pode ser útil, já que algumas câmeras podem se conectar também assim, mas pode ser opcional. Claro que o modelo "ostentação" poderia ter.

Leitor de cartões

Leitor de cartões SD é fundamental, e pode ter opcionalmente microSD, já que algumas câmeras mirroless e as GoPro usam eles. Aliás, microSD é quase obrigatória.

Opcionalmente pode-se ter leitor de cartões CF e XQD. Tipicamente um ou outro.

Todos os leitores de cartões tem que ser USB 3.0 ou superior. Isto é a diferença entre ler o cartão SD a 17 MB/s (no USB 2.0) ou ler a 50 MB/s ou mais (no USB 3.0).

Se os leitores de cartões CF e XQD puderem ser colocados depois, como um upgrade do notebook, melhor ainda. Isto facilita um upgrade de câmera por parte do fotógrafo.

O modelo "ostentação" pode ter os 4 leitores.

Bateria e autonomia

Isto continua fundamental. Alguns fotógrafos trabalham horas desconectado revendo as fotos no notebook (Já vi um ensaio em uma praia assim.), outros não. Então duas opções de baterias, uma com grande autonomia, e uma normal, seriam de boa ajuda. Se tiver como trocar a bateria sem parar o trabalho também seria bom.

Talvez uma bateria e uma expansão de bateria que seria opcional. Esta expansão que pudesse ser trocada durante o trabalho usando a bateria normal para sustentar o funcionamento do notebook durante a troca.

Memória

Atualmente não poderia ter menos de 8 GB, com opção de já vir com 16 GB.

Pode ter versão de 32 GB e até uma versão "ostentação"com 64 GB de memória.

Modem 3G e 4G

Não se tornou muito necessário, e até se tornou menos necessário ainda desde que escrevi a versão anterior deste texto. O meu celular na época não era capaz de funcionar como roteador Wi-Fi, mas todos os celulares lançados de um tempo para cá são capazes de fazer isto.

Mas se for para ter, tem que ser 4G, e em breve 5G.

Som

Som continua fundamental, tendo que ser de boa qualidade. Talvez saída digital também, mas como opcional. Cada vez mais tem fotógrafos fazendo filmagens, e então seria interessante ter este suporte.

HD

Não menos de 1TB de HD, com opções de 2 TB e 4 TB.

Opções com dois HDs podem ser úteis. Uma pode ficar com o sistema e os aplicativos (que pode ser SSD), e o outro com os dados. Ou dois iguais em RAID 0, ou RAID 1, ou simplesmente 2 HDs independentes.

O modelo "ostentação" poderia ter um SSD de 512 GB e dois HDs

Firewire e e-SATA

Tecnologias muito promissoras em uma época, especialmente por suas taxas de transferência, agora estão praticamente mortas, especialmente depois do USB 3.0.

O e-SATA até é interessante, pois o HD tem acesso direto a uma controladora, mas aparentemente ninguém mais está investindo nisto.

Considerei estas interfaces importantes no texto antigo, mas agora considero desnecessárias.

Controladoras de vídeo

Boas controladoras de vídeo, com memória própria, são muito boas, mas na fotografia não é necessário o poder de processamento de vídeo que atenda a um jogo moderno. Alguns programas até podem usar a controladora gráfica para processamento, mas não existe a necessidade de tempo real de um jogo. É nesta hora que os "notebooks gamers" se tornam inadequados. Se paga caro por uma controladora de vídeo que não será devidamente aproveitada.

Saída HDMI que suporte 4K é fundamental, mesmo nos modelos mais simples.

O modelo "ostentação" até pode ter uma controladora para games, mas não os outros. Como pode ter duas saídas HDMI que suportem 4K.

Processadores

Podem ter basicamente 3 níveis de processadores atualmente. Os Intel i5 e i7 (ou equivalentes), que seriam os modelos básicos e normal, e pode ter os "ostentação" com o Intel i9 ou AMD Ryzen.

Eles tem que suportar, pelo menos, 4 threads simultaneamente, já que muitos programas atualmente são capazes de usarem múltiplas threads simultaneamente.

LCD

Continua sendo tendão de aquiles de muitos notebooks. Aparentemente melhoraram, mas ainda tem muito notebook no mercado com telas sem ser Full HD e sem ser IPS. Este é um dos requisitos mínimos para um notebook para fotógrafos que não pode deixar de ter.

As telas podem ser de 14 ou 13 polegadas, para uma versão de pouco processamento, leve, com um HD só, para trabalhos de contatos com clientes, para viagens com pouco equipamento etc. De 15 polegadas para algumas versões realmente de trabalho com fotos, e uma versão de 17 polegadas para trabalho e uma "ostentação".

DVD-R e CDROM

Isto é para se pensar. Poucos ainda usam, mas tem gente que ainda usa para entrega de fotos. Pode ter a opção de um externo, e os modelos mais caros podem ter embutidos.

Softwares

Ele pode ter opção com Windows de fábrica, tal como Linux. Eu pessoalmente vou usar FreeBSD.

Na opção Windows pode ter algum acordo com fabricantes de softwares para virem de fábrica com os softwares de edição de imagens. Em todos poderiam vir os Softwares Livres para fotografia e vídeo, como GIMP, Lumimance HDR, DarkTable, RawTherapee, Hugin etc. O Linux poderia, se estiver com KDE, ter o KPhotoAlbum e o KDEnEdit.

Papel de Parede e aparência

Por que não? A aparência poderia ter relação com grandes fotógrafos da história, e as suas fotografias. Os papeis de parede poderiam ser fotos famosas informando os nomes dos fotógrafos, quando foram feitas etc, podendo até ser uma apresentação de slides. Isto para servir de inspiração. Mas a aparência externa tem que ser opcional, pois o fotógrafo pode querer manter o notebook discreto.

Finalizando

É incrível como um mercado potencialmente bem maior do que o gamer pode ser ser tão negligenciado pelos fabricantes.

Se eu esqueci me de algum item importante, podem responder nos comentários, mas o que consegui lembrar está aqui.

Se algum fabricante quiser atender às minhas sugestões acima, ficarei feliz em receber alguns exemplares, inclusive o "ostentação". Serei garoto propaganda, desde que rode bem o FreeBSD. rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário