Quando o fotógrafo olha pelo visor, ele mesmo fecha o visor para qualquer fonte de luz externa, mas quando não olha, a luz ambiente entra pelo visor da SLR e interfere na medição.
O teste para isto foi absurdamente simples, bem mais simples do que o necessário para comprovar que a luz não interfere durante a foto.
Eu sentei em uma sombra durante um dia ensolarado e coloquei a minha D90 em um tripé. Tampei a lente. Com a FZ28 fiz duas fotos da D90, mostrando as fotometrias no LCD superior, uma com a minha mão obstruindo o visor, e a outra com ele exposto. Os resultados estão abaixo:
Com o visor exposto, e a lente configurada para F1.8, mesmo com a lente tampada tive uma fotometria que indicava um tempo de exposição de 1/1600 s. |
Com o visor tampado com a minha mão, o tempo de exposição foi tão alto que a câmera não mostrava mais. Isto normalmente indica que ele é de, pelo menos, alguns décimos de segundo. |
Ou seja. Tampar o visor pode não ser necessário para fazer a foto, para a exposição do sensor/filme, mas pode ser necessário para fazer a medição.
Quem quiser, pode fazer esta experiência. Eu quase fiz de forma bonitinha, com uma lanterna no visor etc, mas acabei aproveitando uma chance que tive, e fazendo da forma mais simples possível. Acho que uma situação mais realista, como esta, ficou melhor.
Sim nos modos de prioridade ou qualquer um mais automático (P, Auto e os modos predefinidos) a medição de luz sem nada tapando a ocular vai alterar a exposição.
ResponderExcluirMas, como defendo sempre, se regulamos a exposição medindo a luz no modo M (manual) ao tirarmos o olho da ocular, o indicador de medição vai até indicar que houve aumento de luz (ou uma superexposição) mas a fotografia seŕa feita com a exposição regulada.
Então, se não tiver a tampa, mesmo que goste de usar um modo de prioridade (abertura ou tempo) veja o valor de exposição desejado, passe para o modo manual e regule o mesmo na câmera. Se a foto for realizada no tempo que a trava de exposição fica ativa (na Canon 4 segundos), aperta a trava de exposição pode ser suficiente.
Algumas pessoas podem fazer o ajuste da exposição sem olhar pelo visor, só usando o LCD superior. Nestes casos sempre tem que tampar o visor, não importando o modo que use.
ExcluirA vantagem do Manual é que a exposição fica travada, ao contrário dos outros, que não travam, ou travam por curto tempo. Então no modo Manual se faz a medição olhando pelo visor, ou no LCD superior tampando o visor, e não terá mais preocupações com aquela medição.