Quem sou eu e o que este blog.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que tem acontecido com a Canon?

A uns 4 anos atrás a Canon e a Nikon faziam uma briga feia. A Nikon costumava ganhar em faixa dinâmica e tinha menor nível de ruído (quanto menor melhor), mas a Canon lançava câmeras próximas em faixa dinâmica, não tão pior em nível ruído, mas com resoluções maiores.

Mas a situação foi mudando.

A Nikon subiu de 12 Mp para 16 Mp como resolução base de sua linha, lançando a D7000 e a D5100, e depois a D4. Mas quase junto a D4 ela lançou a D800, que tem propósito diferente.

A D800, e a sua irmã gêmea, D800E, se tornaram um novo referencial, um novo topo. Pode-se brincar falando que a Nikon entrou no mercado de câmeras de médio formato sem lançar uma câmera de médio formato. Esta câmera bateu praticamente todas as câmeras de médio formato em praticamente todos os quesitos, segundo o DxO Mark. Só perdeu em um quesito para duas câmeras absurdamente mais caras. Ela tem resolução competitiva com boa parte das câmeras de médio formato, é mais prática de usar, tem mais acessórios e lentes, e estes são mais baratos e fáceis de conseguir.

A Nikon projeta os próprios sensores, mas também usa outros sensores bons feitos pela Sony, e agora da Toshiba na D5200. Existia até um boato que falava que a D3x usava o sensor da Sony Alpha 900 que teve o seu projeto consertado pela Nikon. Ou seja, a Nikon pegou o projeto do sensor da Alpha 900, consertou o projeto, e usou as plantas industriais da Sony para fabricar este novo sensor, e usou na D3x.

Eu esperava que o sensor a Canon 5D Mk III pudesse competir com o da Nikon D800, mas quando vi os resultados dos testes do sensor fiquei decepcionado. Nem chegou perto. A Nikon D800 foi uma 5D Mk II killer e uma 5D Mk III killer.

Faz alguns meses que a Nikon começou a migrar para 24 Mp, com o lançamento da D3200 e a D600. Agora lança a D5200 também com 24 Mp.  Existe a expectativa de lançar a sucessora da D7000 com 24 Mp, talvez com o mesmo sensor da D5200.

A Canon encostou nos 24 Mp quando lançou a 5D Mk III, que é Full Frame, mas em faixa dinâmica ela decepciona feio, perdendo para a Nikon D300, de 12 Mp e sensor DX (fator de corte 1.5), lancada em Agosto de 2007. Já vi fãs da Canon falando que a 5D Mk III decepcionou.

Agora, quando vi os testes da Nikon D5200 fiquei surpreso. O sensor dela bateu em dois dos três quesitos, e no resultado geral, todas as câmeras da Canon. O que é isto, uma Entry Level batendo tops caras da concorrente? Ela perdeu em nível de ruído para as Canon 1D Mk IV (ISO 1320, corte de 1.3), 5D (ISO 1368, Full Frame), 1Ds Mk II (ISO 1480, Full Frame), 1Ds Mk III (ISO 1663, Full Frame), 5D Mk II (ISO 1815, Full Frame), 5D Mk III (ISO 2293, Full Frame), 6D (ISO 2340, Full Frame) e 1Dx (ISO 2786, Full Frame), pois ela teve ISO 1284 como resultado, e tem sensor DX, corte 1.5. Ela só perdeu para 8 câmeras da Canon, todas de sensores fisicamente maiores maiores que o dela, mesmo alguns sendo antigos, como a 5D lançada em Agosto de 2005.

A Pentax também superou todas as Canon em faixa dinâmica, e faz algum tempo, com o lançamento da Pentax K-5. E em reprodução de cor está acima de quase todas as Canon, e as suas sucessoras, K-5 II e K-5 IIs, ainda tiveram uma pequena melhoria. Também é um sensor com fator de corte 1.5.

Quanto à relação sinal/ruído, os resultados são de câmeras da Nikon dominando. As 5 do topo são dela, se bem que nisto estão as gêmeas D800 e D800E. Entre o sexto e décimo lugar tem uma Sony, mais uma Nikon e 3 Canon. As Canon foram lançamentos de 03/2012 (5D Mk III), 09/2012 (6D) e 10/2011 (1Dx). O curioso é que do nono ao décimo primeiro lugar é uma embolação entre a Canon 3D Mk III e as Nikon D700 e D3, e estas câmeras Nikon usam o mesmo sensor, lançado em Agosto de 2007, com 12 Mp. Parece que a Canon está evoluindo, mas não está alcançando.

A Canon desistiu de aumentar a faixa dinâmica de seus sensores? Desistiu de aumentar a resolução? Desistiu de melhorar a reprodução de cor? Está satisfeita com a relação sinal/ruído atual? Ou só não está conseguindo fazer mais, alcançar a concorrência. Na minha contagem, a Nikon, a Sony, a Toshiba e a Pentax a ultrapassaram em tecnologia de sensor. Quando ela vai reagir?

Acho que reação pode demorar sem grandes prejuízos à Canon, pois este é um mercado com inércia, o que ainda deixa a Canon em situação segura por algum tempo. Muitos leigos e iniciantes compram Canon por simpatia à marca. Muitos profissionais que trabalham com a Canon não vão trocar por que já tem uma grande gama de acessórios (lentes, flashs etc). Ela tem uma grande rede de distribuição e propaganda, que se auto sustenta, ao contrário da Pentax e da Sony. Acho que o único concorrente real é a Nikon.

Sei que ela já reagiu antes, ao lançar a 5D Mk II, que foi o último mega sucesso dela. Foi uma reação às primeiras SLRs que filmavam, como a Nikon D90, e ela fez um bom trabalho, mas a sua sucessora decepcionou. A resposta da Nikon demorou, porém foi esmagadora, a D800.

Agora é aguardar para ver se ela vai reagir logo e lançar uma câmera com um bom sensor, ou se vai continuar estagnada até que isto comece a pesar contra.

Fontes: Nikon Rumors, DxO Mark

Nota finais

Mesmo os sensores que a Nikon usa que são fabricados pela Sony e Toshiba, quanto de participação tem a Nikon neles? Especificações? Projeto? Participação do projeto? Só escolha e encomenda? Possivelmente nunca saberemos ao certo, pois esbarra em segredos industriais. E quanto a Pentax tem de participação no projeto dos sensores que ela usa?

Sei que posso gerar uma flame war com este artigo, mas antes de responder, pense. Você, como fã da Canon, não gostaria realmente que ela tivesse sensores melhores do que tem atualmente?

14 comentários:

  1. Joao, muito bom blog com muita boa informação, e gosto mas em saber que és um Nikonians, heheh

    Um abraço de Moçmbique

    Maquiti

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim.....Achei um blog, super legal de alguém que entende de fotografia e é Nikonzeiro. Estou começando a estudar isso que sempre foi minha paixão, lendo, vendo muitos vídeos no YouTube, e em breve alguns cursos presenciais.
    Comprei uma D5100 no ano passado e estou muito feliz com ela, pesquisei muito e acho que fiz uma boa escolha, mas a grande maioria dos blogs e vídeos que andei vendo falam e recomendam Canon ( já estava começando a me preocupar, hehehe) não sei se é o preço mais em conta ou moda, mas não vem ao caso.

    Não sei se pode me dar uma dica: Comprei minha D5100 com a lente 18-55mm (kit), e agora quero uma segunda lente (que todos falam na "cinquentinha") pelo que entendi para a minha deveria ser uma 35mm. É isso?

    Mas é isso, não vou me alongar mais. Parabéns, pelo seu Blog! muito bom, continue sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Canon são um pouco mais baratas.

      Escolheu uma boa câmera, com um bom sensor. É o mesmo sensor da D7000.

      Uma pequena tele é excelente para retratos. Para câmeras de filme e full frame, normalmente o recomendado é a 85mm (brinquei com uma e adorei). A 50mm faz bem este papel para câmeras DX, como a sua.

      Tenho 2 artigos sobre lentes 50mm.

      Quanto à 50mm AF D, você vai ter problemas com o autofoco, pois esta lente exige que a câmera tenha motor de foco, que a sua não tem. Mas pode usar foco manual.

      As lentes AF-S funcionam direitinho na sua câmera, inclusive o autofoco.

      Se você lê inglês, sugiro este site:

      http://www.kenrockwell.com/

      E esta é uma "Catedral" Nikon. Se um dia eu for à Londres farei questão de passar lá:

      http://www.graysofwestminster.co.uk/

      Excluir
  3. Poxa, sempre tive canon mas vi nas fotos de um amigo cores que nunca vi na canon. ele é nikon. é sobre o preto? meu trabalho é muito a noite, fotojornalismo em casórios. Preciso que tenha uma boa leitura em baixas luzes e pouco contraste e que tenha um cinzas e pretos bonitos. Me disseram que o preto da canon é melhor. o que vc acha? to pensando seriamente se a canon é o meu caminho. Nesses dois quisitos: Focar bem no escuro, mesmo sem o auxilio do guia, já que as vezes os objetos estao longes e o guia nao chega e a qualidade da sombra, o que vc acha da canon x nikon nesses 2 quisitos? Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quanto ao preto exatamente, mas esta cor é sensível à ruídos, especialmente de noite e/ou pouca luz. E isto é uma das coisas na qual a Canon está ficando para trás.

      Já vi muita gente elogiando o vermelho da Nikon. Tenho uma amiga que adora o vermelho da Nikon.

      E a luz de ajuda de autofoco pode perturbar, e entrar na filmagem e em fotos de outras pessoas. Então focar com pouca luz se torna vantagem.

      A Canon está atrasada alguns anos em matéria de sensor, como falei no artigo, que continua atual 16 meses depois.

      Excluir
    2. Na minha opinião, o sensor da Nikon é realmente melhor, mas não conheço ninguém que publique as fotos tiradas sem editar antes. E aí acabou a diferença. Tanto uma como a outra podem chegar num resultado bem parecido. Já na questão ruído a Canon precisa melhorar mesmo, parece que com ruído aceitável nas intermediárias até ISO 1600 só, muito pouco comparado com as Nikon, que vai até 6400 com qualidade. Por outro lado, a Nikon precisa dar um jeito de habilitar o controle de abertura no vídeo com preview, sem precisar acessar outra tela. Mesmo na D7100 que é super boa não tem isso.

      Excluir
    3. Agora conhece, quase tudo que eu publico é SOOC, direto da câmera.

      Mesmo editando, um sensor melhor pode ter um nível de ruído muito menor, o que dá áreas de sombra mais definidas facilmente por ter menor relação sinal/ruído. Técnicas agressivas para reduzir ruído tendem a diminuir a nitidez.

      A D810 melhorou mais coisas ainda para quem filma. Dê uma olhada nisto.

      Excluir
  4. E a Canon T5i, vc chegou a testar se melhorou a questão do ruído(já que aumentaram o ISO pra 12800 ao invés de 6400 sem estender)? O processador Digic 5 não tem nada a ver com a qualidade da captação da imagem? Eu tenho uma 60D, troquei por uma D5300 - gostei da qualidade da imagem em low light, mas detestei o tec tec tec dos botões(bem duros) e da pegada dela, que parece um brinquedo nas mãos perto da 60D, bem mais robusta. A T5i é até mais robusta que a D5300 tb. Aí voltei pra 60D de novo, mesmo sabendo que em luz baixa é recomendável ISO até 1600. Pensei na D7100, mas filmar com ela é ruim por causa da falta de controle da abertura e o LCD fixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os processadores tem relação com a capacidade de processamento. Um processador mais rápido e eficiente pode permitir técnicas melhores de eliminação de ruído, mas ele estará lá no RAW (ou deveria estar).

      A D5300 é para amadores talvez um pouco melhores. Ela tem o mesmo sensor da D7100 e da D5200. Os botões talvez amaciem um pouco. Eu não tenho problemas com a minha D90. Talvez tenham amaciado ou eu esteja acostumado.

      Excluir
  5. Obrigado pela dica apos ler pesquisei e comprei a minha no site do extra por R$2460,00 e chegou em 4 dias tudo certinho, também comprei la a lente 50mm 1.8 por R$460,00. Canon t5i uso para gravar o canal https://youtu.be/e2_dZa2llsg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo ficou com muito cara de propaganda do Extra e da Canon.

      Achei em uma loja do Centro do Rio a 2.200,00 com a lente 18-135mm, mas acho estranho porque o segundo melhor preço já era 2.950,00.

      Com a lente 18-55mm achei a 2.190,00, e os outros preços pareciam muito coerentes com este, sem a discrepância que achei coma outra lente.

      Os mini-tripés, fora alguns casos, podem não úteis para uma DSLR, pois as DSLRs são mais pesadas e, dependendo da lente, ficam com o centro de massa muito deslocado.

      Continuo preferindo as Nikons, pois já estou acostumado com elas, se adequam mais ao meu estilo de fotografar, posso usar lentes com décadas de idade, e os sensores são muito superiores. A D5300 está na mesma faixa de preço, ou um pouquinho a mais.

      E não falou no vídeo sobre a 50mm. Esta lente é muito legal, barata, e viciante.

      Quanto a som do auto-foco da lente, a Nikon tem dois sistemas de autofoco, o AF e o AF-S. O AF-S é silencioso, como motor dentro da lente. Já usei os dois tipos de sistema em lentes 50mm 1.8, o AF em lente 28mm, e o AF-S em vários outros modelos de lente.

      O mais importante é aprender a usar. Aprenda fotografia, pois usar uma câmera destas no automático é uma sub-utilização.

      Excluir
  6. Olá João,
    Sobre essa parte que você citou: "Agora, quando vi os testes da Nikon D5200 fiquei surpreso. O sensor dela bateu em dois dos três quesitos, e no resultado geral, todas as câmeras da Canon. O que é isto, uma Entry Level batendo tops caras da concorrente?"

    Onde você consegue esse tipo de informação sobre sensores e testes?

    Grande abraço, muito obrigado e parabéns pelos seus posts.

    ---
    PS: esses temas como faixa dinâmica, inovação e qualidade (sensor) da Nikon vs Canon merece um novo post, atualizado, devido aos lançamentos nos últimos quatro anos, incluindo Nikon e Canon. Acredito que muita gente pode avaliar ou escolher uma DSLR levando em conta Mega Pixels do que outros fatores mais importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, este post é antigo.

      Respondi na mensagem que enviou na minha página do Facebook, mas vou transcrever para aqui.

      Eu avaliei pelos testes do DxOMark, mostrado abaixo, que é a minha referência no assunto.

      https://www.dxomark.com/best-cameras-under-45200-dollars

      Ela reagiu em 2016, mas ainda está atrasada.

      A reação se deve à Canon EOS 5D Mark IV e a Canon EOS-1D X Mark II, que são Full Frame, mas não competem com as top da Nikon, Sony e Pentax em matéria de sensor.

      A Nikon, a Pentax e a Sony estão em uma briga acirrada. Se bem que algumas câmeras Nikon usam sensores feitos pela Sony e outras pela Toshiba, e algumas por sensores projetados por ela mesma.

      Excluir