Quem sou eu e o que este blog.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Contínuo e fotógrafo?

Eu estou desempregado, pois o setor onde trabalhava foi extinto, e estou procurando emprego. A minha área de trabalho é TI, especialmente Unix, programação C, redes de computadores, suporte etc, mas resolvi procurar emprego na área de fotografia. Então dei de cara com um anúncio curioso:

Sobre [Nome da imobiliária omitido intencionalmente]

Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis Empresa do setor Imobiliária e Adm. Imóveis, localizada em [cidade omitida intencionalmente] - RJ, de porte Pequeno (até 200 funcionários)

Sobre a vaga


Salário


  1. R$ 729,00 a R$ 756,00 (Bruto mensal)

Descrição


  1. Área e especialização profissional: Administração - Mensageiros
  2. Nível hierárquico: Operacional
  3. Número de vagas: 2
  4. Local de trabalho: [cidade omitida intencionalmente], RJ
  5. Regime de contratação de tipo Efetivo – CLT
  6. Jornada Período Integral
  7. Empresa de pequeno porte em franco crescimento situada em Niterói/RJ contrata fotógrafo e contínuo. Imprescindível 2º grau completo, noções de informática, boa fluência verbal e que more próximo.

Exigências


  1. Escolaridade Mínima: Ensino Médio (2º Grau)
  2. Português (Nativo)
  3. Aplicações de Escritório: Microsoft PowerPoint, Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Outlook
  4. Sistemas Operacionais: Windows

Benefícios adicionais


  1. Assistência médica, Assistência odontológica, Seguro de Vida, Vale-alimentação, Vale-transporte.

Eu entendi bem? Eles querem contratar uma pessoa, duas no caso, para o cargo de contínuo e fotografo? Com que equipamento ele vai fotografar? Vão fornecer o equipamento? Qual experiência de fotografo querem?

Se é o que eu estou pensando, o que eu entendi, é mais um caso de alguém que não tem noção do que realmente é a fotografia. Por que não contratam um fotógrafo por serviço? Por exemplo: "Temos 4 casas para fotografar, pode agendar um dia para fazer as fotos de todas elas. E por quanto faz o pacote?". Certo, existem casas que ficam melhor em certos horários e dias, dependendo da luz, mas para um caso destes poderia pegar uma descrição e fazer uma passada por elas antes de ir fotografar.

Por este salário, em tempo integral, dificilmente vai conseguir um fotógrafo que preste, especialmente se este tiver que usar o seu equipamento. Acho que vão conseguir, e talvez seja isto mesmo que procuram, alguém para apertar o botão de uma câmera.

Tem a velha discussão da criação ou não de um conselho de fotografia, e até a proibição de que exerçam a profissão de fotógrafo a quem não for aprovado pelo conselho. Acho que isto poderia gerar outras distorções, mas o anúncio acima se tornaria ilegal. Ainda existiria um salário mínimo de fotógrafo.

Outra ponto importante é que os donos desta imobiliária não sabem que as fotos pertencem ao fotógrafo, mesmo que ele seja o cargo mais baixo da empresa, e isto pode dar processos. Se a carteira de trabalho dele não contar a função de fotógrafo, o empregado pode entrar com processo de perdas e danos, informando que não recebeu pelas fotos, e cobrar na justiça, isto se derem o devido crédito à ele. Se não derem, se nos anúncios não aparecer o nome dele, ele também pode processar e ser indenizado. Ainda, o fotógrafo pode manter uma cópia das fotos para ele, e usar estas fotos em concursos, portfólio etc, o que quase certamente estes empregadores não permitiriam.

Já vi gráficas, sites de propaganda etc, agindo assim. Pegam um funcionário, compram uma câmera compacta ou uma ultra zoom, e mandam ele fotografar. E assim existem muitas fotos ruins em panfletos.

Acho que realmente estes empregadores não sabem a seriedade que é a fotografia, e menos ainda tem ideia da confusão que podem se meter por não saber. Infelizmente acho que isto é muito comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário