Quem sou eu e o que este blog.

domingo, 3 de julho de 2011

Nomenclatura de DSLRs da Nikon

Este texto está muito desatualizado, então fiz uma atualização, Nomenclatura de DSLRs da Nikon - Versão 2.0 (E mais linha Z.). Abaixo está o texto original.

Recentemente vi no Orkut uma pergunta sobre nomeclatura das  DSLRs da Nikon. Depois que respondi a pessoa que perguntou, e mais dois, agradeceram. Então notei que isto deve ser a dúvida de muita gente, e achei que daria um artigo legal.

Tamanhos de sensor

A Nikon usa dois tamanhos de sensor nas DSLRs, o Full Frame e os DX. Os Full Frame são no tamanho do filme de 35 mm, 24x36 mm, e os DX são menores, com um fator de corte da 1.5, com 16x24 mm de tamanho.

Lentes DX são para as câmeras com sensor DX, mas funcionam dentro de certos limites nas Full Frame (vinhetas ou diminuição de resolução para simular DX), e também nas de filme (com vinheta). As lentes FX projetam uma imagem no tamanho do filme de 35 mm, então funcionam bem no filme, no sensor Full Frame e no DX.

Atualmente (07/2011) só 3 modelos são com sensor Full Frame, e o resto usa sensor DX.

Agora a nomenclatura

D?

D com um dígito. São as tops. As melhores, mais caras, mais resistentes, feitas pensando nas necessidades dos profissionais mais exigentes. A geração atual tem sensores Full Frame.

D??

D com dois dígitos normalmente são câmeras básicas e intermediárias.

A D40 era a mais básica, para amadores, lugar ocupado agora pela D3100 (Teve a D3000 pelo caminho).

A D50 foi sucedida pela D60, que foi sucedida pela D5000 que foi sucedida pela D5100, e são as básicas melhores, pensando em amadores.

As D70, D80 e D90 são as intermediárias, com recursos para amadores exigentes, mas que fotógrafos profissionais podem usar para trabalhar, se o trabalho não for muito exigente. A D90 se tornou uma câmera muito popular.

D???

Com 3 dígitos seriam as "semi-top", como a D300, que tem mais recursos e é mais resistente, mas com sensor do tamanho das outras abaixo delas, tamanho DX. Mas nesta linha também tem a D700, que tem o sensor Full Frame que foi usado na D3. A brincadeira é que a D700 é uma D3 light, mais leve, com menos recursos, mas muito boa.

D????

D com 4 dígitos é a substituição da D de dois dígitos, pois os números estavam acabando. Tem a D7000, que se pensou como sucessora da D90, mas ela é "mais câmera", tem mais recursos, que a D90, se tornando uma linha entre a D90 e D300.

Letras "s" e "x"

As letras são variações. A letra "s" é uma revisão, que no caso da D3 significou uma melhoria de sensor, acréscimo de filmagem, e mais algumas coisas. Normalmente tem alguma relação com velocidade. Na D300 foi uma revisão também, mas não houve melhoria significativa de sensor, mas o recurso de filmagem foi acrescentado.

A letra "x" é melhoria de resolução, pelo menos no contexto atual.

As duas tops atualmente são a D3s e a D3x. A D3 tem menos resolução, 12 Mp, mas uma qualidade de imagem muito boa em altas sensibilidades. Boa para fotografar esporte, ação, jornalismo etc. A D3x tem 24 Mp, mas não atinge sensibilidades tão altas. Ela tem uma faixa dinâmica maior. Boa para fotografia de moda, estúdio, paisagem etc.

Tem mais detalhes, mas é basicamente isto.

12 comentários:

  1. Interessante ler este seu "dossiê" da sopa de letras e números das câmeras nikon, fico imaginando como ficaria uma dissertação como esta na nomenclatura das câmera canon por um motivo "óbvio":
    aqui: XS
    Japão: kiss
    Europa: 1000D
    Correto?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Uma parte da Canon é fácil de entender, mas nos modelos mais simples parece que fazem uma confusão de nomes. Acho que seria uma "dissertação de mestrado".

    A Nikon, mesmo quando fez variações de nomes, não eram grandes, como no caso da N80 e F80, que se não me engano, era chamada de N80 nos EUA e F80 no resto do mundo, mudando só uma letra.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este post. Postei nos comentários do meu blog, para que o pessoal possa consultar. Um abraço!@juliborsa
    http://www.porminhaslentes.blogspot.com/
    http://www.mochiladajuli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post! Já era algo que eu imaginava, mas tirou mtas das minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por se mostrar interessado em ajudar as pessoas a adquirirem mais conhecimento. Isso é louvável mas gostaria de fazer uma observação pois no seu post você diz os sensores DX da Nikon e os APS-C da Canon. Na verdade os sensores das duas são APS-C que é um padrão. Na Nikon, câmeras que utilizam este sensor têm a designação DX. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. O fator de corte do sensor DX (Nikon) é de 1.5, e do APS-C (Canon) é 1.6, e por isto que uso esta distinção. A Nikon também uma a sigla DX para lentes feitas para sensores DX, que se usadas em Full Frame e filme fazem vinheta.

    ResponderExcluir
  7. Realmente existe uma diferença no tamanho do sensor da Canon para a Nikon mas mesmo entre as câmeras da Nikon existe diferença. Por exemplo:
    D90: 23.6 x 15.8 mm
    D3100: 23.1 x 15.4 mm
    D7000: 23.6 x 15.6 mm
    nem por isso uma câmera é DX e outra APS-C.
    Canon 7D, T3i, T2i: 22.3mm x 14.9mm
    O tamanho padrão originalmente utilizado no filme (negativo) APS-C é 25.1 × 16.7 mm portanto nem Nikon nem Canon usam este tamanho padrão mas adotam o nome APS-C por aproximação.
    Portanto, como disse acima, ambas utilizam sensores APS-C mas a Nikon tem uma designação para lentes e corpos baseados neste tamanho de sensor que é DX. Não quer dizer que os sensores da Nikon são DX e os da Canon APS-C.

    ResponderExcluir
  8. É a designação que eles usam. Talvez nenhum dos dois possam ser chamados de APS-C, e a Nikon admitiu isto.

    A Canon ainda usa a designação APS-H em algumas câmeras da série 1D, que tem fator de corte de 1.3, se não me engano.

    ResponderExcluir
  9. Ola...

    Voce tirou uma duvida bastante grande que eu tinha com a D90, e depois de ler tudo o que postou la no blog Dicas de fotografia. Voce indica bastanta a 50quentinha junto com a lente do kit a 18-105, mas minha intencao nao e fazer retrato e sim mais o estilo de fotografia "street", alguns bichinhos, e cenas cotidianas, minha pergunta: estarei bem servida com a lente do kit para estas situacoes? A 50mm vai contribuir nas imagesn? a 50mm vai ser util em fotografar interiores como igrejas, monumentos, etc? Que lente que nao a 50mm seria ideal para estes casos? Nao vou viver da fotografia, mas quero muito aprender, e tirar proveito do hobby qdo possivel.
    Agradeco seu retorno se possivel.
    meu contato: li.traducao@uol.com.br

    ResponderExcluir
  10. A 50mm pode ser usada para fazer street Photography sim. Eu li recentemente um livro de um fotógrafo que a usa nas fotos dele.

    Em fotos de interiores pode ser bom uma grande angular, e a 18-105mm pode atender.

    Eu tenho um artigo sobre a 50mm, e a Claudia Regina, do Dicas de Fotografia, também. Ela é viciante. Basta da ruma olhada nas fotos.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela rapida resposta, entao se eu for de D90 com a lente do kit 18-105mm mais a 50mm (1.8 que e o que meu bolso vai permitir) para meus propositos nao vou precisar de mais nada?
    Nao gosto de fotografias com flash, depois que deixei de usar o da minha SX30IS, passei a apreciar muito mais os resultados obtidos.
    So espero encontrar a D90 ainda para venda nova no fim do ano, pois ela foi descontinuada...

    ResponderExcluir