Quem sou eu e o que este blog.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Por que leigos fotografando entram na frente dos fotógrafos experientes?

Alguém já parou para pensar, além da vontade de xingar e matar, para entender por que fazem isto?

Existem vários motivos, entre eles é a própria falta de experiência, distração (Já vi isto, e quando avisei a pessoa pediu desculpas várias vezes.), falta de respeito de alguns (Já vi isto, como pode ser visto aqui.) etc. Mas acredito que tenham fatores que os induzem a fazer isto. Quais são eles?

Alguns fotógrafos leitos, e até profissionais, não tem noção de respeito. Parece que é mais comum com cinegrafistas, mas não tenho estatísticas que possam provar isto, pois é só impressão minha. Eles entram na frente e que se dane os outros. Já vi gente tomar bronca, e até um cinegrafista ser expulso de uma festa por causa disto.

Outros fazem por falta de experiência, por não saber se portar, observar os outros, procurar espaços, e entrar em acordo com as outras pessoas sem precisar falar nada. Eu acho que uma experiência que todos os fotógrafos e estudantes de fotografia deveriam passar é fazer uma aula com 10 alunos, ou mais, em um estúdio pequeno de luz contínua. Como em um estúdio de luz contínua todos podem fotografar ao mesmo tempo, todos tem que procurar espaço, disputar espaço, trocar espaço, respeitar espaço etc. O aluno aprende também a como interagir e respeitar em uma multidão de fotógrafos.

Mas além dos citados acima, não existiria algum fator que induz a isto, aos leigos quererem fotografar perto demais e os mais experientes mais afastados?

Campo de visão e perspectiva

Todo mundo que estudou fotografia, leu sobre fotografia etc, já ouviu falar da lente normal, que dá a mesma perspectiva da visão humana. Na câmera de filme 35 mm e nas câmeras Full Frame ela é a famosa 50 mm. Ela dá a mesma sensação de perspectiva do olho humano, mas não o mesmo campo de visão.

As pessoas usam os dois olhos para compor a imagem na mente. Podem usar para a estereoscopia (estão explorando isto para o cinema 3D e a TV 3D, que realmente não é 3D de verdade), e podem usar para aumentar o campo de visão, com um olho cobrindo mais um lado e o outro mais o outro, com uma área de interseção e o cérebro montando a imagem toda (Lembra programas de criação de panorâmicas, não?). Então o campo de visão das pessoas pode muito bem ser, e é, bem maior do que a lente normal cobre.

O campo de visão é um conceito comum, intuitivo, e assim muitos fotógrafos leigos só pensam no primeiro plano e em pegarem a imagem toda. Alguns parecem pensar na imagem como algo plano, sem profundidade. Então câmeras de celulares, PDAs etc, usam lentes grande angulares, para ter um grande campo de visão. As câmeras compactas com zoom geralmente colocam a lente na maior grande angular assim que são ligadas, para dar um grande campo de visão, e não na posição de uma lente normal. Alguns leigos, pelo que percebi, não conseguem usar bem o zoom, não mudando-o. Eles não assumem o controle sobre a câmera. Alguns simplesmente se aproximam ou afastam, e como grande angular pode cobrir uma cena de perto, ficam perto.

Parece que os fabricantes de câmeras compactas sabem que o leigo se preocupa com o campo de visão e não sabem usar o zoom. Eles querem pegar a cena toda sem se afastar ou usar o zoom. Assim fazem com que as câmeras já liguem na grande angular, ou no caso de lentes fixas, que elas sejam grande angulares.

Leigos não conhecem os inconvenientes das lentes grande angulares, como as distorções nas laterais, nos rostos, na sensação de perspectiva etc. Alguns nem percebem isto.

Fotógrafos experientes conhecem os inconvenientes, efeitos colaterais etc, das lentes grande angulares. Fotografam de perto de vez em quando? Fotografam com lentes grande angulares? Sim, quando eles querem e/ou precisam, sabendo o que estão fazendo, intencionalmente. Como também usam lentes normais e tele-objetivas. Eles variam a posição do zoom, tipo de lente etc, com algo em mente. Eles dominam a câmera, e não são dominados por ela. Eles também não pensam na imagem como algo plano, pois tem noção de profundidade, perspectiva etc. Costumam pensar na cena como algo em 3D, e não como um plano.

Conclusão, leigos entram na frente dos experientes também por serem induzidos a isto pelas suas câmeras, além dos fatores de inexperiência, não saber se portarem etc.

3 comentários:

  1. Cara... esse tipo de coisa é muito comum mesmo, mas até onde eu tenho visto, geralmente as pessoas fazem isso por distração.

    Quando faço cobertura de evento, sempre dou aquela olhadinha por sobre os ombros, para saber se não tem um outro fotógrafo ou cinegrafista atrás de mim.

    A maioria não tem essa maldade e eu sempre tenho que pedir licença. Sem falar que, com a maioria das câmeras amadoras de hoje a pessoa fotografa a partir do LCD, elas ocupam um espaço maior do que quem fotografa a partir do visor. Nessas horas o profissional tem que se impor e deixar claro que está ali fazendo um trabalho, mas também não precisa ser grosseiro, aquelas palavrinhas mágicas que todo mundo conhece já são suficientes.

    ResponderExcluir
  2. É distração sim, e uma certa ingenuidade. Mas muitos fazem segundo a imagem que a câmera mostra, sem pensar que a lente está em grande angular, que tem distorções etc. São guiados pela câmera, e a seguem, sem julgar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo e acrescento o seguinte dado: Ego...
    quantos olhares já percebi de competição entre fãs de banda ou cantor(a) que tem objetivo de postar foto do seu ídolo em redes sociais e não respeitam outros espectadores e profissionais contratados para registrar o show/ evento. Convivo em meu cotidiano com blackbarry, iphone e tantas compactas e UZ além é claro de cabeças e cotovelos, bom tópico abordado

    ResponderExcluir