Quem sou eu e o que este blog.

sábado, 23 de abril de 2011

A confusão dos DPIs na fotografia

Eu já vi várias pessoas querendo saber os DPI (Dots Per Inch - Pontos Por Polegada) de uma fotografia, e até um concurso de fotografia falando em DPIs. Mas DPI não faz sentido em uma fotografia quando ela não está em forma de papel.

DPI é uma unidade de medida de resolução espacial. Por exemplo, um scanner de mesa pode digitalizar algo colocado sobre o vidro dele com uma certa resolução.

Quando faz uma impressão em uma superfície plana (papel, acrílico, acetato etc), a resolução da impressora pode ser medida em DPI, não importando o tipo de impressora, seja ela matricial, lazer, jato de tinta etc.

Em uma superfície plana faz todo o sentido esta medição de resolução. Mas em uma fotografia? Se está fotografando uma folha de papel em uma mesa, bem de cima, bem perpendicularmente, faz sentido DPI, pois é a resolução que está obtendo a imagem do papel. Mas se fotografar esta folha de papel de modo inclinado, a parte mais próxima terá uma resolução maior do que a parte mais distante.

E uma cena na qual existem muitos planos, como montanha ao fundo, um rio, árvores, uma pessoa na frente etc? Cada coisa terá uma resolução, mas a imagem total terá a resolução da câmera, do sensor da câmera. Você terá mais detalhes do que estiver perto da câmera, por exemplo, poderá ver detalhes do rosto da pessoa que está perto, mas não conseguirá ver as pessoas que estiverem na montanha ao fundo. Cada coisa terá uma resolução, e a imagem que chega ao sensor da câmera será digitalizada com a resolução dele. Então faz muito mais sentido falar em resolução da imagem, tipo 10 Mp, 12 Mp etc.

Então devemos fazer o caminho inverso: "Qual é a resolução necessária da imagem para que façamos uma impressão de determinado tamanho com determinada resolução em DPI?". Exemplo: Queremos fazer uma impressão de 60 cm por 40 cm com 200 DPI. Para simplificar, vamos considerar a polegada como 2.5 cm (o certo é 2.54 cm), então temos 24 por 16 polegadas, que multiplicados por 200 DPI temos a resolução de imagem de 4800 por 3200 pixels.

Como visto, a informação contida no arquivo digital de uma fotografia sobre DPI é ilusória, e se existe, não tem valor algum no mundo real, mas o destino que vai ser dado à imagem (imprimir, fazer um 3x4, outdoor, 15x10, ver na tela do computador, projetar na parede etc) pode vir a ter um DPI, uma resolução em uma superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário