Quem sou eu e o que este blog.

domingo, 13 de novembro de 2011

O que pode ser uma fotografia?

O que pode ser uma fotografia? Uma fotografia é uma amostra de uma cena, de um momento, que pode ser único, pode ser importante para alguém, pode não ter importância para muitos, pode ser ensaiado e posado e mesmo assim ter um sentimento trazido à tona, pode ser espontâneo, pode ser de surpresa sem que as pessoas saibam e mesmo assim ser importante, pode não ter importância para ninguém.

Se continuar lendo entenderá o que é esta foto.

O que é uma fotografia? Pode ser uma amostra para fazer a pessoa lembrar de algo. Uma vez uma senhora tirou uma foto ruim de algumas amigas dela, e eu disse que poderia ser melhorada, e ela disse: "Não importa, eu já tenho uma foto das minhas amigas.". Ela queria só uma lembrança.

O que deve ser fotografado? O que a sua sensibilidade, gosto etc, pedir para fotografar. A escolha do que, do momento, do assunto etc, é algo muito pessoal, e varia de pessoa para pessoa. Faz parte da sensibilidade e do estilo da pessoa.

Nem sempre a melhor foto está na sua frente. Olhe para os lados, esteja atento, seja sensível.

Dias atrás eu assistia e fotografava um show no Paraty Latino 2011, em Paraty, quando vi uma cena no mínimo incomum. Uma fotógrafa carregando uma criança junto ao corpo. Dava para se perceber o carinho dela com o filho. Fiz uma foto do momento que ela fazia uma foto, com a criança junto ao corpo, sem poder segurar a câmera com o braço esquerdo na posição que deveria ser. Logo em seguida ela deu um beijo no filho e tentei outra foto. Ela não ficou perfeita, o foco não ficou bom, o momento não foi perfeito, mas dava para ver o carinho dela com o filho. Peguei a essência do momento.

A fotógrafa Déborah Gérbera dá um beijo no filho. Parece que alguém atrás também percebeu e fotografava o momento, mas eu estava em uma posição melhor.

Achei a cena bonita, e gostei de ter capturado, de ter feito a fotografia. Logo depois chamei-a e mostrei as fotos. Ela gostou e pediu as fotos. Dei um cartão com os números das fotos anotados atrás. Achei que ela realmente merecia ter uma cópia das fotos. Dois dias depois ela me manda um e-mail pedindo as fotos, como combinamos, e no dia seguinte enviei as fotos. A maioria das pessoas que fotografo assim, e dou o cartão, não me manda um e-mail pedindo as fotos.

Foi uma cena tão legal e diferente que nem precisei dos números das fotos para localizá-las. Bastou uma busca pelas palavras chave "fotógrafo(a)" e "criança" e pegar as duas últimas fotos de menos de 10 fotos. Mas para ela o momento era muito mais especial ainda. Era ela voltando a fotografar um show depois de 3 anos e meio sem fotografar shows. Ela tinha parado de fotografar shows no final da gravidez, e agora estava voltando a fotografar shows, o show do marido, com o filho junto.

A luz não está perfeita, o foco da segunda foto e o momento não foram precisos, mas as fotos em si, a cena, a situação etc, foram muito legais. Ao saber o que as fotos significavam para ela, estas fotos se tornaram não só as fotos mais emocionantes que já fiz, como uma grande aula de fotografia. Fiquei muito feliz por ter registrado este momento, e de certa forma ter contribuído para ela ter uma lembrança muito legal, uma amostra de um momento importante, congelado no tempo.

Na troca e e-mails sugeri que ela escrevesse um artigo no blog dela sobre as fotos, e eu escrevesse um no meu, cada um do seu ponto de vista, então este meu artigo não pode ser considerado completo sem a leitura deste artigo no blog dela.

Eu não sabia como abordar o assunto das fotos deste artigo, por onde começar, então resolvi ser mais geral e depois abordar o contexto que motivou este artigo. Como uma aula de fotografia, como de certa forma estas fotos se tonaram.

Cenas podem se desfazer na sua frente, então não hesite em fotografar, e ainda, estas cenas podem ser momentos mais especiais do que você imagina. Certas situações estão acima do enquadramento, da luz perfeita, do foco preciso etc.

4 comentários:

  1. ADOREI!!!! Bacana demais ter o seu lado da história, tudo pra tornar esta lembrança ainda mais espcial, obrigada!!!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpa usar este espaço, mas peguei seu link no site dicasdefotografia e vi que vc é um bom conselheiro..hehehe. Não sou profissional mas gosto de fotografar por hobby. As pessoas dizem que tenho o "dom" natural pois consigo bons enquadramentos. Estive lendo alguns posts e já coloco em prática algumas dicas de fotografia sem nunca ter estudado. Agora pretendo comprar a minha primeira reflex e gostaria de um conselho. pretendo ir aos USA ano que vem e como não tenho grana o suficiente e nem conhecimento técnico para investiver numa Canon 5D ou 7D, e lendo seu conselho acima, pensei em adquirir na BH um corpo 60D (900 dolares)e uma lente de 50mm f/1.8 (100 dolares). Está de bom tamanho? Preciso adquirir tbm a lente 18-55mm que vem no kit? Pra quem nunca mexeu numa reflex, este corpo não é muito complicado? Pergunto isso pq futuramente pretendo fazer um curso de fotografia, mas repito, não tenho a pretensão de me ornar profissional, quero apenas tirar boas fotos em viagens, paisagens e retratos de familia, adoro as fotos com fundo desfocado e as preto e branco. E quero uma câmera que tenha vida longa (tecnologicamente falando). Agradeço se puder me responder. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Estará com uma boa câmera e uma boa lente, mas precisa de mais lentes, ou de uma zoom. A lente 18-55mm da Canon é conhecida por ser ruim e dar muito defeito no auto-foco. Eu acho que esta faixa de zoom não é boa. Só valeria a pena se a lente fosse F2.8, mas como não é, sugiro tentar conseguir uma lente melhor.

    Se fosse Nikon, eu iria sugerir a lente 18-105mm VR DX AFS G, tal como veio na minha D90. Pelo que vi no site da BH, tem um kit com uma 18-135 por 1100 dólares. Sugiro ele.

    É bom perguntar aos usuários de Canon sobre esta lente, pois não sei quase nada sobre ela. Sou usuário de Nikon.

    Abraços, boa sorte, boa viagem, boas compras, e divirta-se.

    ResponderExcluir