Quem sou eu e o que este blog.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Backup: Estudo de caso comigo.

Existe um ditado que fala: "Backup: Se você tem um, não tem nenhum; Se tem dois, talvez tenha um.".  Senti isto na pele.

Quando voltei da viagem ao Rio de Janeiro que fiz no Natal, fui gravar as fotos que tirei lá no HD do computador, para depois ainda fazer backup e esvaziar o cartão. No início desta operação o computador trava, gela. Ele não respondia, então eu apertei o botão de reboot, entrei no modo mono-usuário e fiz fsck. Foi corrigindo tudo direitinho no disco de trabalho e de sistema, até que chegou ao disco que tinham todas as fotos em RAW e cópias do JPEG, que eu tirei com as minhas câmeras digitais. O fsck simplesmente disse que o disco não existia.

Tentei dar reboot de novo, desencaixar e reencaixar os cabos etc, mas ele não era reconhecido. Que calafrio... Me lembrei do backup e o backup do backup.

Peguei um dos discos de backup e instalei no lugar do enguiçado, rearrumei os diretórios e pronto. Transferi as fotos, fiz backup etc. Acho que só perdi os RAW de algumas fotos.

Mas agora... Eu só tenho um backup... portanto, não tenho nenhum. Tenho que comprar logo mais um ou dois HDs de 1.5 TB.

Sobre o HD defeituoso? Eu não joguei-o fora, pois talvez ele pode ser recuperado e contém cerca de 60 mil fotos. Eu posso não precisar recuperá-lo, mas se outra pessoa o pega, pode recuperá-lo e usar as fotos. Talvez um dia eu o destrua como mostrado no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=aRr-QFggpfU

Nenhum comentário:

Postar um comentário