Quem sou eu e o que este blog.

Minha foto

Sou viciado em computação, Internet e Fotografia. Morei por quase 6 anos, e ainda frequento, Paraty. Sou usuário de softwares Open Source, tendo dado algumas contribuições em diversas ocasiões.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Indignação: Querem controlar a Internet, mas não é para o bem do usuário.

Li dois artigos que falavam de duas coisas muito diferentes relativas à Internet, mas de certa forma relacionadas. Duas coisas de deixar as pessoas indignadas.

O artigo abaixo é revoltante. Ele fala das tentativas de controlar a Internet, especialmente o seu conteúdo, no intuito de manter os governos, protegê-los das informações contrárias à ele, coibir a subversão, a liberdade de opinião etc. Proibir coisas como o Wikileaks. Isto me lembra a inquisição, a ditadura militar, a opressão etc. E o "bastião da democracia", o "grande defensor da democracia", os EUA, parece ser quem está agindo (mas não é o único) fortemente neste sentido.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/14/artigo-2011-o-ano-em-que-poderemos-dar-adeus-a-liberdade-na-internet/

A outra vertente deste artigo acima fala em controle de direitos autorais, que parece que estão interessadas neste controle sobre a Internet.

Será que eles nunca estudaram a história? Será que não notaram que estão agindo como grandes impérios em seus momentos finais de agonia antes de colapsarem? Será que não pensam em se adaptarem aos tempos modernos? Mas as pessoas que detém o poder são sempre contra as mudanças.

O outro artigo, que está abaixo, deixa muito claro que internet precisa de um controle mais firme, mas por motivos completamente diferentes dos citados no artigo acima.

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/12/14/onda-de-programas-falsos-de-defragmentacao-de-hd-invade-a-internet/

Ele fala de programas falsos, de ameaças aos usuários, especialmente os mais crédulos, que caem em armadilhas de falsos programas, e ainda pagam por eles. E acho que muitos destes programas são Cavalos de Troia. Eu me lembro de um vírus que trocava a configuração de DNS dos computadores afetados, para ser redirecionado para os IPs deles, de modo que os acessos das pessoas pudesse ser redirecionados como bem quisessem, como para sites falsos etc.

Depois de ler estes dois artigos me deu a impressão clara que o controle que querem colocar na Internet não é para proteger os usuários, e sim, proteger os governos, as grandes empresas, os grandes interesses etc, em detrimento ao usuário, protegê-los dos usuários, alienando-os, tirando deles o direito de serem informados etc.

2 comentários:

  1. Campanha conjunta em defesa da Internet livre:

    https://donate.mozilla.org/SOPA-snippet

    ResponderExcluir
  2. Mais um link importante sobre o assunto:

    https://www.google.com/takeaction/

    ResponderExcluir