Quem sou eu e o que este blog.

Minha foto

Sou viciado em computação, Internet e Fotografia. Morei por quase 6 anos, e ainda frequento, Paraty. Sou usuário de softwares Open Source, tendo dado algumas contribuições em diversas ocasiões.

sábado, 18 de março de 2017

Sunny 16, ou sobrevivendo sem fotômetro

Existe uma dica de como avaliar o nível de exposição para uma foto sem ter um fotômetro. É a tabela Sunny 16.

A palavra Sunny significa ensolarado, e 16 se refere à abertura da lente a ser usada.

É basicamente uma tabela, que diz que, em um dia ensolarado, com um filme ISO 100, deve-se usar 1/100 s de tempo de exposição e F16 de abertura.

Esta tabela é tão famosa que até existem camisas com ela.

E até uma página com uma coletânea de tabelas.

A tabela é basicamente:

Abertura Situação
F22Ensolarado com areia e/ou neve
F16Ensolarado
F11Mormaço com sombras definidas
F8Mormaço quase sem sombras
F5.6Muito nublado

Algumas câmeras não tem o tempo de exposição de 1/100 s, mas tem 1/125 s, então, este deve ser usado. A diferença no nível de exposição será pequena.

Reciprocidade: Variando o ISO

E se for usar um filme que não for ISO 100? A solução é simples. Para um filme ISO 200, use 1/200 s. Para um filme ISO 400 use 1/400 s de exposição. Para um filme ISO 125 use 1/125 s. Ou seja, use o valor do ISO como denominador do tempo de exposição: 1/ISO s.

Mais reciprocidade

E se quiser variar a abertura ou o tempo?

Digamos a situação de sol com filme de ISO 100. Se quiser usar F11, divida o tempo de exposição por 2, isto é, 1/200. Se quiser usar F8, divida o tempo por 4, isto é, 1/400.

Como dividiu a abertura por dois e o tempo de exposição por 4? Sim, a abertura é inversamente proporcional ao diâmetro aberto no diafragma, mas a luz que entra é proporcional à área. Então, se dividir o número F, a abertura, por dois, quadruplicará a área aberta no diafragma e entrará o quádruplo de luz, portanto, para manter o nível de exposição, tem que dividir o tempo de exposição por 4.

Exercício para casa

Se está com filme ISO 200, tem um mormaço com sombras definidas, e você quer usar 1/100 s de tempo de exposição. Qual é a abertura que tem que usar? Responda nos comentários. É discursiva, então explique a sua resposta.

Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_sunny_16

https://en.wikipedia.org/wiki/Sunny_16_rule

Nenhum comentário:

Postar um comentário