Quem sou eu e o que este blog.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Por que câmeras não tem WiFi embutido...

Vi recentemente uma discussão se uma câmera poderia ter rede wireless embutida. Alguns fabricantes implementam como um dispositivo opcional, que liga na câmera, mas nenhum fornece câmera com WiFi embutido. A pergunta é por que?

Tecnologia para embutir WiFi existe, tanto é que Ken Rockwell teve acesso a um protótipo da Nikon D90 com WiFi embutido. Tem até cartão SD com WiFi embutido, como o Eye-Fi. Mas por que não comercializam câmeras com WiFi? Simples: Legislação e registros.

Muitos países tem legislações rígidas para uso de sinais de RF (Rádio Frequência). Por exemplo, nos EUA são liberados pelo FCC 11 canais da faixa de 2.4 GHz, e no Japão 14. Tem países que são só uns poucos. Fora os limites de potência, que variam de país para país.

Muitos países exigem a homologação de produtos WiFi, tal como o Brasil com agências tal como a nossa Anatel. São processos burocráticos, que podem ser caros e trabalhosos, atrasando a entrada de produtos no mercado.

Nenhum fabricante quer arriscar que uma câmera seja proibida em algum país, ou atrasar lançamentos em um setor tão concorrido para seguir protocolos de homologação, nem mandar previamente para homologação arriscando vazamentos. Ainda mais por um recurso que poucos vão usar (atualmente). Então preferem transformar em um acessório especial, que será vendido em poucas quantidades e caro, que pode atrasar por problemas de homologação sem grandes prejuízos, ou até mesmo ser proibido em algum lugar.

A Canon implementou wireless em um flash, o 600EX-RT, que, mesmo sendo um acessório importante, não seria um desastre ser barrado ou ter o lançamento atrasado em algum país.

Então eles estão basicamente evitando encrencas que poderiam impedir ou atrasar a entrada de um produto no mercado.

PS: Este artigo é baseado em alguns dados e especulações, mas especulações que façam algum sentido. Posso estar errado, mas acho difícil estar completamente errado.

3 comentários:

  1. A Samsung ja oferece cameras digitais com WiFi no mercado brasileiro desde 2009. Em 2012 tem toda uma linha cameras com este recurso.

    ResponderExcluir
  2. É a própria Samsung que trás? Ou são outras importadoras? Ela homologou na Anatel?

    ResponderExcluir
  3. Resolvi verificar. Consta realmente dois modelos da Samsung de câmera com Wi-Fi embutido à venda no Brasil (Não é exatamente "uma linha".):

    http://www.samsung.com/br/consumer/cameras-camcorder/compact-cameras/cutting-edge

    Verificando na Anatel achei as duas homologadas:

    ST80: N. de Homologação: 1633103269, N. Uso Sitar: 3411010WWW3269

    SH100: N. de Homologação: 2930103269, N. Uso Sitar: 3677210WWW3269

    Vi que a Nikon também tinha equipamento homologado, mas quando fui ver, só tinha um transmissor de Wi-Fi, o WT-5A, com o N. de Homologação 0107122678 e N. Uso Sitar 4380612WWW2678. Mas acho que a Nikon tinha um modelo anterior, e tem um modelo novo para a D3200.

    Para procurar produtos na Anatel, inclusive por fabricante, acesse:

    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199

    A Canon tem uma quantidade de modelos de aparelhos de fax inacreditável catalogados.

    Não achei o cartão Eye-Fi, mas não garimpei muito.

    Continuo acreditando na minha tese de que os fabricantes evitam colocar Wi-Fi em produtos de fotografia importantes, para evitar os problemas citados no meu texto.

    ResponderExcluir