Quem sou eu e o que este blog.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Despedida do grupo de Facebook "Fotografia - Técnicas e Dicas"

Caros.

Cerca de um ano atrás fui convidado a entrar no grupo de Facebook "Fotografia - Técnicas e Dicas" por um amigo dos tempos de Orkut. Entrei no Grupo, que na época tinha uns 28 mil membros. Pouco tempo depois me tornei moderador, quando ele tinha cerca de 30 mil membros, se não me engano.

Com o tempo, este amigo não pode continuar na administração e colocou uma amiga dele. Ele comunicou a mudança para a dona do grupo, que estava afastada, mas continuava com privilégio de administradora.

Atualmente o grupo tem mais de 41 mil membros, sendo que dos últimos 10 mil, a maior parte foi aprovação minha. Os outros moderadores a e administradora também ralavam muito, muito mesmo. Eles aprovavam e recusavam mais publicações do que eu. E denúncias sempre eram prioridade, passando a frente de tudo, e nunca ficando muito tempo. Na maior parte dos casos, quando eu via um aviso de denúncia, ela já tinha sido tratada por algum moderador ou administrador.

Não é a primeira vez que fui moderador de um grupo de fotografia grande. Fui por um bom tempo, e o último ativo, do maior grupo de fotografia que existia no Orkut. Comecei me voluntariando durante uma epidemia de vírus que fazia publicações no Orkut. Este grupo passou dos 120 mil inscritos. Foi o maior grupo de fotografia no Orkut. Possivelmente, até hoje, um dos maiores grupos de fotografia que já existiu em redes sociais.

Mesmo o grupo de Facebook "Fotografia - Técnicas e Dicas" tendo 1/3 do tamanho deste do Orkut, ele dava muito trabalho, até mais do que o do Orkut. Várias denúncias, muitas publicações para aprovar e recusar, num mundo muito mais dinâmico onde se publica com o celular de qualquer lugar. Aprovação de publicações não tinha no Orkut, mas tinham os vírus. Tivemos (eu, outros moderadores e a administradora que estava ativa) que lidar com até denúncias de racismo, xenofobia e assédio sexual. Alguns casos de denúncia necessitavam de análise de contexto, e não era raro o denunciante ser o causador do problema.

Dedicávamos muito tempo, e até custo de Internet, celular, energia etc, para administrar. Com isto acho que deveríamos ser remunerados pelo Facebook pelo trabalho que dava.

Ficávamos em reunião constante em um grupo de bate-papo para resolver os problemas, para que as decisões fossem alinhadas e por consenso.

Para a nossa surpresa (minha, dos outros moderadores, e para a administradora que estava ativa) o grupo amanheceu no dia 14/11/2019 com outros administradores, e a administradora ativa tinha sido retirada da administração. A foto do grupo tinha sido alterada, e muita coisa tinha sido modificada.

A dona do grupo, que estava inativa a muitos meses, mesmo inscrita no grupo de discussão da administração, passou a administração para outra pessoa, que não era sequer membro do grupo, e, portanto, não sabia como o grupo estava sendo tocado e administrado. Fez isto sem sequer nos consultar. Ela alegou que achou que o grupo estava abandonado pelo tamanho da fila de publicações pendentes, e disse que estava cheio de denúncias. Não estava cheio de denúncias, porque isto era prioridade, e não acumulada, era tratado rapidamente. No meio das publicações pendentes, tinham algumas a serem recusadas, outras que tinham que ser espalhadas durante o dia para não ter muita coisa parecida ao mesmo tempo etc. E entram dezenas de pedidos de publicação por dia. Era só ela olhar as datas de entrada na fila de aprovação, e as publicações no grupo para ver que não tinha abandono, coisa que ela não fez.

Ela se manifestou, depois da nossa cobrança, no grupo de chat de administradores. Tentou se explicar, mas o clima não foi bom, e ela não desfez o erro que tinha feito. Ela acabou saindo do grupo de chat de administradores. Entrei em contato com o amigo que tinha me convidado para o grupo, e contei a história. Eu o coloquei de novo no grupo de chat de administradores, e ele mostrou que tinha avisado das mudanças de administradores à dona, coisa que ela alegou que não sabia.

Nos sentimos desrespeitados, muito desrespeitados. Hipóteses piores até foram pensadas.

Não sei como seguirá o grupo com a nova administração, então esta é a minha despedida do grupo de Facebook "Fotografia - Técnicas e Dicas e da moderação dele. Não tem mais clima. Acho que o mesmo acontece com os outros moderadores e a administradora que foi removida.

Acredito que o administrador novo e os membros vão sofrer um tempo para se adaptarem. Administrar um grupo grande não é tarefa fácil, e por isto que mencionei que o Facebook deveria remunerar este trabalho.

Caso alguém queira manter contato, seguir o meu trabalho, siga os links abaixo:

Instagram: @j.goffredo
Facebook: https://www.facebook.com/JGoffredoFotos
blog: http://jgoffredo.blogspot.com/

Pessoal:

Twitter: @j_goffredo
Facebook: https://web.facebook.com/joao.rochabragafilho

Grato pela atenção dos membros do grupo, e dos colegas e moderação e dos administradores que trabalharam conosco.
Grato por ter ajudado quem eu pude ajudar no grupo.

Ex-moderador João.


Atualização de 13:45 de  16/11/2019

Não acho mais o grupo. Parece que fui banido do grupo. Sei que em algum momento da manhã de 15/11/2019 esta carta foi removida do grupo, mas mesmo assim eu fazia parte do grupo. Eu consegui arquivar os comentários que ela recebeu.

Um comentário: